Foto Capa 2 Pequenos Cientistas

Equipe LPI em Projeto de Extensão: Pequenos Cientistas

Em 07/01/19 09:49. Atualizada em 05/11/20 10:55.

O projeto de extensão "Pequenos Cientistas" foi idealizado pelo professor Dr Éverton Kort Kamp Fernandes e tem o objetivo de atendar à crianças no ensino infantil e fundamental de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Goiânia.

Nos segundo semestre de 2018, quatro escolas já foram visitadas:

Escola Imaculada   Colégio Marista   Externato São José

CMEI Criança Cidadã

O projeto envolve estudantes da graduação, pós graduação, professores e técnica para auxiliar no envolvimento de crianças do ensino infantil e fundamental na importância do estudo da entomologia contextualizada na grande temática da saúde única.

Grupo LPI

Grupo LPI no CMEI Criança Cidadã, em comemoração ao dia C da Ciência, 2018.

Esquerda para direita - Graduando Dhiogo Neres; Técnica Diana Borges; Doutoranda Elen Muniz; Doutorando Lucas Barreto; Doutorando Marcos Filgueiras; Doutoranda Cárita Ribeiro; Professor Éverton Fernandes; Pós Doutoranda Viviane Zeringóta.

O projeto conta com a colaboração de outros participantes, como o graduando Artur de Oliveira, o graduando Renato Felipe, e os professores Ronaldo Alves e Adelair Helena.

Pequenos Cientistas 4   Pequenos Cientistas 7

Pequenos Cientistas 3   Pequenos Cientistas 2  Pequenos Cientistas 1

Nos encontros, a equipe discute de forma didática e interativa, os artrópodes benéficos e pragas, sua importância médica, veterinária e agrícola, bem como apresenta as formas de identificação desses animais, sua anatomia e seus ciclos biológicos.

Os estudantes tiveram a oportunidade de observar insetos e ácaros vivos e conservados (isopor e tubos de ensaio), como baratas, besouros, borboletas, triatomíneos, mosquitos, moscas, entre outros. No final das atividades, os estudantes eram estimulados a identificar e diferenciar insetos em meio a outros animais.

Este projeto acaba por influenciar na popularização da ciências nas escolas, atingindo professores e crianças de diferentes idades e históricos. Consegue-se também melhorar a capacidade de estudantes de nível superior na apresentação de assuntos complexos em linguagem acessível e, principalmente, incentivá-los à responsabilidade social.

Categorias: notícias